São José: (41) 3398-8629 | Curitiba: (41) 3095-3060 | Guarapuava: (42) 3623-1848 contato@unifortpremoldados.com.br

LAJES

As Lajes são elementos estruturais de uma construção que, em conjunto com as vigas, os pilares e as fundações, respondem pela estabilidade e solidez da edificação.

Com o surgimento de novas tecnologias para construção foi desenvolvido o processo de utilização de Lajes Pré-fabricados, que visam garantir melhor qualidade, produtividade e redução de custos.

As Lajes são elementos específicos, variando de caso a caso, conforme o fim a que se destinam (residências, escolas, depósitos, estacionamentos, etc.); dependem, também, da ocorrência ou não de sobrecargas adicionais (cargas de paredes, por exemplo), dos tamanhos dos vãos livres e das condições de apoio (apoiadas, semi-engastadas ou engastadas).

Sendo assim, fica claro que não podem ser tratadas como “produtos de prateleira”, de pronta entrega, que atendam simultaneamente às diferentes condições de utilização mencionadas.

Ao contrário, as lajes devem ser dimensionadas e fabricadas conforme as condições específicas de cada obra, resultante da análise dos projetos e informações fornecidas pelo interessado. Naturalmente esta avaliação deve ser efetuada por pessoas tecnicamente capacitadas da parte da empresa fornecedora.

Em nossa fábrica de lajes usamos vergalhões e treliças da GERDAU, cimento ARI da VOTORAM e todas as peças são vibradas.

eps
  • Laje treliçada com EPS (isopor)

A laje pré-moldada treliçada com EPS (isopor), é formada por vigotas de concreto que têm o espaço entre elas ocupados com blocos de isopor. A instalação demanda alguns cuidados porque como o material é frágil, não se deve colocar força em cima e nem pisar no EPS no decorrer da concretagem da laje.

 Vantagens: montagem rápida pois a laje é leve; o isopor não absorve a água; é fácil de recortar; instalação de encanamento é facilitada; bom desempenho térmico e acústico. 

Desvantagens: pode ter custo elevado em certas regiões; tem que ter um acabamento, o que implica em gastos; requer um reforço para instalação de estruturas na parte inferior da laje; dispõe de limitações de vãos e cargas.

  • Laje treliçada com lajotas

Essa laje tem vigotas de concreto armado que desempenham a função de apoio para a lajota de fechamento, que pode ser de cerâmica ou concreto. Em seguida a essa montagem, o conjunto deve ganhar uma cobertura de concreto, para juntar as peças. É muito aplicada em vãos parcialmente grandes e o que determina as dimensões e os espaçamentos das vigotas é a carga que a laje irá receber.

Vantagens: adequada para pequenos e grandes vãos; baixo custo; não tem necessidade de uso de formas de madeira, montagem simples e rápida, maior resistência

Desvantagens: não recebe sobrecargas acima do previsto em projeto; dificulta a possibilidade de fazer furos e aberturas para a passagem de tubulação.

×

Atendimento   Unifort  On Line

× Olá, como posso te ajudar?