A casa própria tornou-se um sonho realizado de milhões de brasileiros!
17/12/2015
Para ajudar você a financiar a casa própria, o economista e educador financeiro Reinaldo Domingos compartilha algumas dicas valiosas. Vejam também neste artigo a documentação necessária, e ao final faça sua simulação online de financiamento sem burocracia:
1. Reúna os familiares e converse sobre este tema, definindo o valor e as reais condições em que a família se encontra.
2. O melhor caminho para adquirir é poupar parte do dinheiro que se ganha, faça umasimulação no banco de quanto custaria a prestação deste imóvel e comece a guardar em um investimento conservador como poupança, CDB ou tesouro direto.
3. Analise o valor do aluguel que está pagando, se este for próximo ao valor da prestação de um financiamento, pode ser uma alternativa financiar a compra deste imóvel, para tal: analise o valor de mercado, suas reais possibilidades e somente depois converse com o proprietário (Proposta de Compra).
4. Lembre-se que o financiamento de um imóvel é considerado um investimento de valor, por isso deve ser protegido, garantido e priorizado no orçamento.
5. Cuidado com o valor do imóvel que está pensando em comprar e veja se o mesmo é adequado ao seu verdadeiro padrão de vida.
financiar imovel
6. Certifique-se de ter sempre uma reserva estratégica em caso de qualquer urgência para não deixar de honrar este importante compromisso.
7. Juros “No financiamento é preciso levar em conta os juros, que em alguns casos, quando somados, no final das contas se transformam no valor de uma ou até duas casas”, diz o economista.
8. No caso da família que não paga aluguel, Domingos aconselha guardar o valor da parcela que seria destinada ao financiamento, e injetá-lo em algum investimento. “Na maioria das vezes o financiamento é sinônimo de investimento e é preciso entender que o dinheiro aplicado rende juros, enquanto que o financiamento se paga juros”, explica Domingos.
9. Antes de procurar imóveis na internet e classificados, descobrindo depois que não possui condições de adquirir o imóvel, através de um financiamento, faça simulações. Existem inclusive bons serviços online: (Ver Principais Simuladores).
Obter o credito para Comprar seu Imóvel não é tão fácil, geralmente a dificuldade ocorre porque você ou sua família somente podem comprometer 30% da renda mensal, por exemplo, para financiar um imóvel em 240 meses de R$ 400.000,00 dando R$ 120.000,00 de entrada, sua renda mensal (individual) ou somada a família precisa ser de R$ 9.987,43 (Media do Mercado).
10. Para quem já contratou o crédito e, por ventura, não está conseguindo pagar a prestação da casa própria, o conselho é rever imediatamente os gastos, em especial as pequenas despesas que somadas podem levar uma família ao fracasso financeiro
Vejam abaixo a documentação necessária para o Financiamento Imobiliário:
1. Documentação para o Financiamento do Imóvel:
A liberação de um financiamento imobiliário pode ocorrer em até 30 dias, mas, para isso, é fundamental que toda a documentação exigida pela instituição esteja em ordem.
Confira abaixo quais são os documentos solicitados do comprador, do imóvel e do vendedor e garanta a compra de sua casa própria o mais rápido possível:
2. Documentos do (s) comprador (es):
– Carteira de identidade
– CPF
– Comprovante de endereço (contas de água, luz ou telefone fixo)
– Certidão de nascimento (somente para solteiros)
– Comprovante de estado civil (para casados, divorciados, viúvos)
– Escritura de pacto antenupcial (somente para casados)
– Comprovante de estado civil para união estável (em caso de união estável) – Comprovante de renda (Assalariados: três últimos holerites, cópia da carteira de trabalho. Não assalariados: comprovar capacidade de pagamento por meio dos três últimos pró-labore, extrato bancário, cartão de crédito, etc.)
– Declaração de Imposto de Renda
– Certidão conjunta emitida pela Secretaria da Receita Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (RF/PGFN – débitos relativos a tributos federais e à dívida ativa da União)
3. Documentos do imóvel:
– Escritura (ou outro título aquisitivo pelo qual o vendedor adquiriu o imóvel)
– IPTU
– Certidão de inteiro teor da matrícula com negativa de ônus (expedida pelo serviço de registro de imóveis)
– Certidão negativa de impostos e taxas municipais
– Declaração de medidas e confrontações (casas e sobrados)
– Declaração de não existência de débitos condominiais (apartamentos)
– Certidão negativa de foro e/ou laudêmio
– Declaração/Justificativa quando o valor de venda do imóvel for inferior ao valor de avaliação
4. Documentos do(s) vendedor(es):
– Carteira de identidade
– CPF
– Comprovante de endereço (contas de água, luz ou telefone fixo)
– Certidão de nascimento (somente para solteiros)
– Comprovante de estado civil (para casados, divorciados, viúvos)
– Escritura de pacto antenupcial (somente para casados)
– Comprovante de estado civil para união estável (em caso de união estável)
– Certidão conjunta emitida pela Secretaria da Receita Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (RF/PGFN – débitos relativos a tributos federais e à dívida ativa da União)
– Certidão negativa dos distribuidores forenses referentes a Ações Cíveis
– Certidão negativa dos cartórios de protestos
– Certidão negativa da Justiça Federal
Serviços: Faça agora a sua Simulação de Financiamento Imobiliário: Simule Aqui
Fontes de Consulta: ImovelWeb, Portal Yahoo e Info Money.